Pedro Bernarde propõe EJA Profissionalizante com foco em inclusão em Paulínia

O vereador Pedro Bernarde (DC) apresentou uma proposta à Prefeitura de Paulínia para a criação de um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, com adaptações específicas para estudantes com deficiência.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à educação e à qualificação profissional, promovendo a inclusão e preparando os alunos para o mercado de trabalho. “Queremos oferecer autonomia, oportunidades de emprego e mais participação desses cidadãos na economia local”, justificou o parlamentar.
Além da proposta principal, Bernarde apresentou outras duas indicações voltadas à educação inclusiva. A primeira sugere a criação de um selo institucional para reconhecer escolas públicas e privadas que implementem práticas pedagógicas inclusivas. A proposta pretende valorizar iniciativas que promovam igualdade de oportunidades, combatam o bullying e incentivem metodologias voltadas à diversidade.
A segunda sugestão propõe a oferta de formação continuada para os profissionais da educação da rede municipal. A capacitação teria foco em inclusão escolar, com conteúdos voltados à atuação técnica e sensível, além do conhecimento das legislações que garantem o direito à educação para todos.
As propostas apresentadas estão alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade, parte da agenda da ONU para promover um ensino inclusivo, equitativo e de qualidade.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por I.A Rubens França
Fonte: Câmara Municipal de Paulínia