Governo brasileiro aguarda reunião com EUA antes de definir resposta a tarifas sobre aço e alumínio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve aguardar uma reunião entre representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos antes de decidir possíveis medidas em resposta ao aumento de tarifas sobre importações de aço e alumínio brasileiros. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A nova taxa de 25% imposta pelos EUA entrou em vigor nesta quarta-feira, impactando diretamente o setor siderúrgico brasileiro, que já solicita providências do governo. Segundo Rui Costa, a reunião será conduzida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ocorrerá na sexta-feira (24).
“Alckmin está liderando as negociações com o governo americano para tentar chegar a um entendimento. O presidente só deve tomar uma posição após essa reunião”, afirmou Rui Costa.
Questionado sobre a possibilidade de o Brasil adotar medidas de reciprocidade e taxar produtos importados dos EUA, o ministro disse que a decisão dependerá dos desdobramentos do encontro. “Esse é o padrão, mas a decisão só será tomada após a reunião de sexta”, reforçou.