A Voz do Povo

Jornal da Família Paulinense
Campinas inaugura uma nova loja de supermercado a cada quatro dias e consolida crescimento do setor

Cidade é uma das líderes em expansão supermercadista no estado, impulsionada por retomada econômica, aumento da renda e mudança no perfil do consumidor.

Campinas tem vivenciado uma verdadeira efervescência no setor supermercadista. De acordo com levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), entre janeiro e dezembro de 2024 foram inauguradas 90 novas lojas na cidade — o equivalente a uma nova unidade aberta a cada quatro dias. O número coloca o município entre os três que mais cresceram no setor no estado de São Paulo, atrás apenas da capital e de Guarulhos.

Apesar do ritmo acelerado de inaugurações, Campinas também se destaca pelo número de lojas fechadas: 55 no total, o que a coloca em segundo lugar no ranking estadual de encerramentos, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo, que registrou 434 baixas no mesmo período.

Mesmo assim, o saldo foi positivo. Em comparação com 2023, o número de estabelecimentos em funcionamento cresceu 8% em Campinas. Em outras regiões, o crescimento foi ainda maior: 15% na capital, 14% no ABC, e 13% tanto em Guarulhos quanto na Baixada Santista.

“O setor supermercadista apresentou crescimento real nas vendas de 3% no último ano. Esse desempenho foi sustentado pela expansão do mercado de trabalho, redução do desemprego e aumento da renda real da população”, analisa Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas.

Transformações no perfil das lojas e dos consumidores

O estudo da associação também aponta uma mudança no comportamento dos consumidores e, consequentemente, no perfil dos estabelecimentos. Entre 2023 e 2024, o número de super e hipermercados diminuiu 10,1%. Em contrapartida, lojas de hortifrúti cresceram 23,6% e os chamados mercados de condomínio tiveram aumento expressivo de 53,5%.

“Os consumidores estão buscando cada vez mais praticidade, proximidade e agilidade. Esse novo comportamento tem impulsionado o modelo de mercado de bairro e lojas de menor porte”, destaca Queiroz.

Atualmente, o setor supermercadista paulista reúne 26.965 estabelecimentos. Desse total, 48% são de pequeno porte; 19%, de grande porte; 17%, micro; e 16%, de médio porte. O faturamento do setor no estado atingiu R$ 328 bilhões em 2024, o que representa 30,7% do faturamento nacional do segmento e 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo.

Empregos em alta e perspectivas de crescimento

O setor também segue como forte gerador de empregos. Em 2024, foram contabilizados 689.714 postos de trabalho diretos no estado, ante 669.491 em 2023. Só em Campinas, foram criadas 1.661 novas vagas no setor supermercadista, colocando a cidade na sétima posição entre as que mais empregaram nesse segmento.

Outro dado que chama a atenção é a presença feminina no setor: na cidade, foram contratadas 10.269 mulheres, contra 9.032 homens.

Para 2025, a expectativa é de continuidade no crescimento. “A projeção da Apas é que o PIB brasileiro avance 2,2% este ano, sustentado principalmente pelo consumo das famílias. Isso deve manter o setor supermercadista em trajetória de expansão”, conclui o economista.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por I.A Rubens França

Autor

  • Rubens França é fundador e editor-chefe de A Voz do Povo, um jornal online focado em notícias relevantes para a comunidade. Com 20 anos de experiência, busca promover uma comunicação imparcial e engajada, ampliando a voz da população e fortalecendo a democracia.

    Ver todos os posts

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.